Concurso Polícia Federal neste ano! 2.000 vagas confirmadas

Policia Federal Concurso meu Rateio

Concurso Polícia Federal pode ter edital publicado até dezembro com provas e demais etapas para 2021! SAIBA MAIS

É OFICIAL! O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmaram que o edital da Polícia Federal – PF está sendo preparado e que terá a oferta de 2.000 vagas, ambas as entrevistas foram concedidas ao programa Pingo nos Is, da rádio Jovem Pan. Bolsonaro reforçou o compromisso da realização de um novo concurso Polícia Federal. (leia na íntegra)

Em agosto quem confirmou o novo edital foi o diretor-geral da corporação, Alexandre de Souza, em live realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. De acordo com ele, se der tudo certo, o edital será divulgado neste ano (até dezembro) e o Curso de Formação Profissional está previsto para o final de 2021, devido ao andamento de todas as etapas do certame.

As oportunidades serão para provimento nos cargos de Agente de Polícia Federal (1.016 vagas), Escrivão (600 vagas), Delegado (300 vagas) e Papiloscopista (84 vagas) de acordo com registros de tramitação dos processos relacionados à seleção e posteriores anúncios do diretor e presidente da República.

 

Concurso Polícia Federal: situação atual PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA

A proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa foi encaminhada ao Congresso Nacional na primeira semana de setembro deste ano. O documento detalha mudanças e indica novos vínculos com os entes federativos, unifica remuneração para cargos similares e aumenta modalidades de desligamento.

Os novos servidores públicos irão passar pelo vínculo de experiência, a última etapa do concurso público, para saber se adequam ao cargo e posteriormente haverá o ingresso de fato. As corporações da PF e PRF estão inclusas na nova alteração por se enquadrarem na categoria que indica que há cargo típico de Estado. O período de avaliação será de, no mínimo, dois anos. A estabilidade será mantida após a contratação efetiva.

CONCURSO PF

Neste ano foram solicitadas 1.508 vagas ao Ministério da Economia, sendo 1.000 destinadas à carreira policial – Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista -, já as demais 508 são para cargos administrativos. Contudo, após a declaração do Ministro da Justiça, é possível que o quantitativo mude para novo edital. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação e diz que o detalhamento foi pedido pelo próprio MJSP.

A esperança é que a PF divulgue os editais até dezembro de 2020 com provas para o primeiro semestre, em abril de 2021 (clique aqui e saiba mais sobre o provável cronograma).

Além disso, o diretor afirmou que está em fase de conversas com o Ministério da Justiça para a realização de concursos a cada dois anos para repor o efetivo da PF. “Será concursos menores, mas isso nos permitirá oxigenar continuamente a Polícia Federal”, explica.

Sobre o novo concurso PF que pode acontecer ainda neste ano, ele reafirmou: “entraríamos em 2022 com o maior efetivo da história da Polícia Federal”, destaca. O representante também reforçou a realização da seleção durante a abertura da Aula Magna do Curso de Formação Profissional dos candidatos aprovados no certame de 2019.

Open chat
Posso ajudar?